Blog

Grão inteiro no semi confinamento, vale a pena?

17 de setembro de 2018

|

em

Cochos

 

Já pensou em usar a dieta de milho grão inteiro em sistema de semi confinamento?

 

Tem crescido muito ultimamente nas fazendas o uso da dieta de milho grão inteiro em sistemas de semi confinamento. Afinal, o que é e porque tem dado tão certo?

grão inteiro de milho, de início,  tem como objetivo ser uma fonte primária de energia para bovinos de corte e derivados. Estes são alimentados com grãos de milho integral, grãos moídos ou grãos integrais tratados com uréiaIsso gera um estimulo mecânico dentro do rúmen, promovendo ruminação, salivação e consequentemente, estabilidade ruminal, evitando assim os distúrbios metabólico (acidose) e redução na taxa de consumo que uma dieta sem fonte de fibra poderia causar.

Esta dieta é prática e seu custo é relativamente baixo, Principalmente pelo fato de não precisar realizar a moagem do grão de milho. Isso reduz drasticamente o custo operacional, facilitando o dia a dia nas fazendas.

Quais são as vantagens?

As vantagens da utilização da técnica do grão inteiro, basicamente são:

  1. Praticidade, devido ao uso de poucos ingredientes;
  2. Ausência da necessidade de confecção e manuseio de alimento volumoso na fazenda;
  3. Reducão do custo com equipamentos e energia (moinho);
  4. Menor demanda de mão-de-obra, pela facilidade de mistura;
  5. Menor custo operacional e investimento inicial.

As vantagens citadas podem variar de situação, de acordo com cada região e contexto que a técnica será utilizada.

O uso no sistema semi confinamento

O uso da dieta grão inteiro normalmente é utilizado em sistemas de confinamento para proteger o alimento de ações externas e até o desperdício, mas também em sistema de “semi confinamento” , se utilizado um cocho para gado adequado e específico, podendo assim ser mais vantajoso ainda.

O uso do grão inteiro no sistema semi confinamento ajuda bastante no desenvolvimento do animal. Além das vantagens já citadas que a dieta proporciona, também o animal desfruta da alimentação do pasto. Isso gera um aumento significativo no crescimento do animal e assim ganhando peso mais rápido, podendo assim ir para o abate mais cedo.

Gostou? Para o melhor aproveitamento da dieta grão inteiro , é preciso ter um cocho adequado para o uso e evitar o as ações adversas do clima (como chuva, umidade etc). Conheça mais sobre a nossa linha de cochos Banda Forte premium

Campo Fácil visa otimizar a produção nas fazendas. Nós oferecemos produtos de qualidade e completos para qualquer tipo de suplementação e sistema nas propriedades. Conheça aqui.

Gostou? Compartilhe:

6 de julho de 2017

|

em

Cochos
Comida a qualquer hora? Conheça o GIRO COCHO.

30 de maio de 2017

|

em

Cochos
Cocho para gado: Qual o melhor para pecuária extensiva suplementada?

30 de maio de 2017

|

em

Cochos
Produção e Logística do Giro Cocho